Lisboa é a cidade com mais trânsito da Península Ibérica

Lisboa é, pelo segundo ano consecutivo, a cidade com mais trânsito da Península Ibérica. Quem o diz é a TomTom, que se baseou no histórico de dados dos seus equipamentos para determinar quais os locais onde os condutores enfrentam mais estradas congestionadas.

O Índice de Tráfego Global Anual 2017 indica que, na capital portuguesa, os condutores podem esperar passar uma média de 36% tempo extra presos no trânsito (face ao tempo que demorariam sem congestionamentos) – mais 5% do que no ano anterior. Isto significa que os lisboetas, e visitantes, perdem, em média, 40 minutos todos os dias no trânsito. Tudo somado, resulta num gasto anual de 154 horas fruto de engarrafamentos.

Com menos trânsito do que Lisboa, encontra-se o Porto que, ainda assim, registou um aumento de 4% face ao índice do ano passado. Na Invicta, os condutores passam, em média, 31 minutos por dia no trânsito e 118 horas por ano. O final do dia, entre as 18h e as 19h, é o período de mais congestionamento, tanto em Lisboa como no Porto.

Braga, Coimbra e Funchal também integram o ranking, enquanto estreantes, apresentando níveis de congestionamento de 17% nos dois primeiros casos e de 19% na cidade madeirense.

A nível global, a Cidade do México lidera a lista das cidades com mais trânsito, com um nível de congestionamento de 66%. Segundo a TomTom, pode chegar aos 101% em hora de ponta. Seguem-se Banguecoque, Jacarta, Chongqing e Buracreste, a fechar o top 5.

A ajudar na tarefa de enfrentar as filas quase intermináveis que vão assolando as cidades portuguesas encontram-se as estações de rádio. Dados do SpotLight On da MEC, divulgados em Outubro, indicam que a Grande Lisboa e Grande Porto constituem as regiões com mais ouvintes, em Portugal. Além disso, a maioria dos ouvintes é do sexo masculino e da faixa etária que vai dos 35 aos 44 anos.

Segundo a mais recente vaga do Bareme Rádio, disponibilizada em Dezembro, tanto a RFM como a Rádio Comercial registaram 15,8% de audiência acumulada de véspera (AAV), estando empatadas na preferência dos portugueses.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Airbus vai ter open day. Há 90 vagas para fábrica portuguesa
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift