Lidl e Electrão já retiraram mais de 110 toneladas de plástico das praias portuguesas

O projecto TransforMAR, uma iniciativa do Lidl e do Electrão, retirou mais de 110 toneladas de plástico das praias portuguesas nos últimos quatro anos. Somente em 2021, foram recolhidas mais de 50 toneladas de resíduos, que são, depois, transformados em aparelhos de actividade física e mobiliário urbano para utilização das comunidades.

A iniciativa do retalhista passou, na mais recente edição, por 15 praias marítimas e cinco fluviais, de Norte a Sul do País, entre os meses de Julho e Setembro de 2021. Em todas foi disponibilizado um depósito próprio para colocação dos resíduos de plástico e metal produzidos pelos veraneantes.

De acordo com a marca, durante todo o ano, incluindo fora da época balnear, e em parceria com a Brigada do Mar, que se juntou ao TransforMAR em 2020, foram realizadas também mais 30 acções de limpeza em praias e também em zonas não concessionadas.

«O TransforMAR está totalmente alinhado com o compromisso do Lidl em prol da redução e reutilização do plástico, numa lógica de economia circular. Acreditamos que é igualmente um projecto inovador na forma como transforma este resíduo num benefício para a comunidade, outras das nossas principais preocupações, em prol da qual trabalhamos todos os dias», comenta, em comunicado, Elena Aldana, directora de Assuntos Públicos e Comunicação Corporativa do Lidl Portugal.

Artigos relacionados