Lenovo bate recorde de lucros

BN-AH129_lenovo_2A chinesa Lenovo, maior fabricante mundial de computadores pessoais, reportou um resultado líquido recorde de 265 milhões de dólares (cerca de 194 milhões de euros) no seu terceiro trimestre fiscal, mais 30% em relação ao período homólogo do ano passado.

Numa altura em que o mercado global de computadores está em quebra há seis trimestres consecutivos, o crescimento da Lenovo foi sustentado sobretudo pelas vendas de smartphones e tablets nos mercados emergentes. No terceiro trimestre, que terminou em Setembro passado, a companhia asiática obteve receitas recorde de 10,8 mil milhões de dólares (cerca de 7,9 mil milhões de euros), o que representa uma subida de 15% em termos homólogos.

As vendas de smartphones cresceram 78%, para 12,3 milhões de unidades, com destaque para as vendas na Indonésia, Índia, Rússia e Vietname, informa a companhia em comunicado de imprensa.

No período em análise, a margem operacional da companhia no negócio de computadores pessoais no mercado doméstico, o chinês, subiu de 6 para 6,8%. A performance deve-se ao aumento das vendas de produtos premium, tais como dispositivos móveis híbridos (que misturam as características de computador portátil e tablet) e pelo aumento da procura por parte das empresas.

«A quebra acentuada das vendas de computadores chegou ao fim», afirma Yang Yuanqing, CEO da Lenovo, citado pelo The Wall Street Journal. Com o mercado dos computadores em recuperação e as vendas de dispositivos móveis em rápida ascensão, «o ambiente do mercado está a favor da Lenovo», acrescenta.

Ainda assim, a gigante asiática tem procurado alargar o seu portefólio e incrementar as vendas de telemóveis fora da China, nomeadamente através da compra do negócio de servidores da IBM e da divisão de telemóveis da Motorola à Google, dois negócios que têm apresentado prejuízos. A Lenovo gastou 5 mil milhões de dólares nas duas operações no mês passado, e já avisou os accionistas que estes encargos vão impactar de forma negativa os seus resultados nos próximos tempos.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Bem-estar financeiro dos colaboradores.Também é uma responsabilidade das empresas?
Automonitor
Aston Martin DBX revelado antes da estreia