Lembra-se do letreiro do Ritz? Esta exposição é uma viagem por Lisboa do séc. XX

É já no próximo sábado, dia 4 de Dezembro, que o Prata Riverside Village recebe uma exposição que é uma verdadeira viagem pela memória gráfica de Lisboa: numa iniciativa promovida pelo projecto Letreiro Galeria, e em parceria com a plataforma P’la Arte, vários letreiros comerciais do século XX assumem o papel principal.

Sob o mote “Brilha Rio”, a exposição apresenta cerca de 70 peças que remetem os visitantes para locais como o hotel Ritz ou pastelaria Suíça. Juntam-se ainda vários cabeleireiros, sapatarias, lojas de vestuário, restaurantes, oficinas ou oculistas, das zonas de Lisboa, Almada, Carcavelos, Moscavide e Vila Franca de Xira, mas também de Silves e do Porto.

«É o resultado de uma proposta feita pela parceria entre a Plataforma P’la Arte e o Prata Riverside Village, que nos vai proporcionar mais uma oportunidade em partilharmos a colecção de letreiros, que temos vindo a salvaguardar desde 2014. Desde o início do projecto, temos vindo a lutar pela preservação deste património e para arranjar um espaço permanente para fazer um museu ou armazém expositivo. Esperamos que esta exposição consiga transmitir, mais uma vez, a importância que este projecto tem para a cidade de Lisboa», comentam Rita Múrias e Paulo Barata, fundadores do Letreiro Galeria.

Em comunicado, Luís Gamboa, COO da VIC Properties, promotora responsável pelo Prata Riverside Village e mecenas desta exposição, refere também que “Brilha Rio” permite conhecer melhor a história o urbanismo da capital portuguesa.

«Após o protocolo firmado no ano passado com a Plataforma P’la Arte, a criação em Maio de 2021 do Mercado P’la Arte e a realização em Outubro do Festival Iminente nos terrenos da Matinha, esta parceria vem reforçar ainda mais o compromisso da VIC Properties e do Prata Riverside Village em apoiar e promover as diferentes expressões de arte e cultura», acrescenta ainda.

A exposição “Brilha Rio” vai estar patente até 5 de Março do próximo ano e tem entrada livre, de sexta-feira a domingo, entre as 15h e as 20h.

Artigos relacionados