Lego vai ajudar a ensinar Braille

Braille Bricks é o nome do projecto que coloca a Lego na linha da frente quando o assunto é educação de crianças invisuais ou com deficiências visuais. A Lego Foundation e o Grupo Lego juntaram-se a um conjunto de associações para desenvolver uma ferramenta capaz de ajudar estas crianças a aprender através da brincadeira.

O projecto assenta em blocos Lego personalizados, moldados com o mesmo número de studs usadas nas letras e números do alfabeto Braille. Cada bloco é acompanhado pela versão impressa da letra ou número que lhe está associado para que os pais e educadores possam interagir nos mesmos termos.

Philippe Chazal, tesoureiro da União Europeia de Cegos, explica que aprender Braille é importante para a autonomia das pessoas invisuais mas que os audiobooks e programas de computador estão a reduzir o número de crianças interessadas. «Estamos convictos de que o projecto Lego Braille Bricks pode ajudar a renovar o interesse pela aprendizagem de Braille e que a Lego Foundation está a fazer o possível para expandir o conceito e o levar a crianças em todo o Mundo», comenta o responsável.

O projecto Braille Bricks será apresentado na Sustainable Brands Conference, em Paris, e é fruto de uma proposta lançada à Lego Foundation pela primeira vez em 2011. Desde então, tem vindo a ser desenvolvido em cooperação com associações da Dinamarca, Brasil, Reino Unido e Noruega, onde os protótipos estão a ser testados.

A versão final do kit está prevista para o próximo ano e será distribuída gratuitamente por instituições seleccionadas através da rede parceiros do projecto. Cada kit deverá ter cerca de 250 blocos Braille, com o alfabeto completo, os números entre 0 e 9 e símbolos matemáticos.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Desafio Global reforça equipa
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual