Lego abre fábrica de mil milhões de dólares no Vietname e foge às tarifas de Trump (com energia limpa)

A Lego inaugurou, esta quarta-feira, uma nova fábrica no Vietname, localizada na área industrial de Binh Duong, próxima à cidade de Ho Chi Minh. Avaliada em mil milhões de dólares, esta unidade será a primeira no país a operar totalmente com energia limpa, com a empresa a prometer alcançar essa meta até ao início de 2026.

Este é o sexto complexo fabril da companhia dinamarquesa no mundo e o segundo na Ásia, sendo estratégico para atender ao crescente mercado do Sudeste Asiático, mas ajudando também a fugir às tarifas anunciadas por Trump há uma semana (ainda que esse não tenha sido o objetivo inicial). A Lego utilizará tecnologias de ponta na produção das suas peças coloridas, destacando-se pelo compromisso com a sustentabilidade.

“Queremos apenas garantir que o planeta que as crianças herdarão quando crescerem seja um planeta que ainda exista. Que seja funcional”, afirmou Niels Christiansen, CEO da Lego, em entrevista à Associated Press.

A inauguração da fábrica faz parte da estratégia da Lego para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, com o objetivo de alcançar as 0 emissões até 2050. A empresa já estabeleceu uma meta de curto prazo, com redução de 37% nas emissões até 2032.

O Vietname, em pleno processo de industrialização, também tem como meta alcançar emissões líquidas zero até 2050. Com a instalação de 12.400 painéis solares e um sistema de armazenamento de energia na nova fábrica, o país espera que a Lego sirva de exemplo para outras empresas no caminho da produção sustentável.

Artigos relacionados