Chelas, em Lisboa, acolhe o primeiro campo RePlay em Portugal, unindo futebol, inclusão social e sustentabilidade com o apoio da Lay’s
Decorreu no dia 22 de Maio, em Chelas, em Lisboa, a inauguração do 12.º campo de futebol RePlay, promovido pela marca Lay’s, em parceria com entidades locais e organizações internacionais. A iniciativa integra-se no âmbito da final da UEFA Women’s Champions League, que será disputada no dia 24 de Maio, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Faz parte do programa global Lay’s RePlay, liderado pelas marcas PepsiCo e Lay’s, em parceria com a UEFA Foundation for Children, a Common Goal, a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação CAIS. O objectivo é proporcionar à comunidade local um novo espaço que promova a integração desportiva e que impulsione o desenvolvimento social, com incentivo à participação activa dos jovens, como forma de promover a inclusão social em áreas vulneráveis, oferecendo-lhes um local seguro, moderno e acessível para a prática do futebol.
O evento de inauguração, apresentado pela jornalista desportiva Cláudia Lopes, contou também com a participação de Rui Cordeiro (vereador da Câmara Municipal de Lisboa). O dia contou ainda com uma actuação da fadista Sara Correia, natural de Chelas, que cantou “Chelas”, um dos seus maiores sucessos, que é também uma homenagem ao bairro lisboeta onde a artista cresceu. Contou também com a presença dos embaixadores do projecto, nomeadamente a futebolista Tatiana Pinto e o ex-jogador de futebol Ricardo Quaresma.
Marcaram também presença Carine N’koué (secretária-geral da UEFA Foundation for Children), Dr. Vladimir Borkovic (director e co-fundador da Common Goal) e Conceição Zagalo (presidente da Assembleia Geral da CAIS). A representar a PepsiCo estiveram Adam Warner (vice-presidente de Parcerias Globais de Desporto e Entretenimento da PepsiCo), Paul Jones (Country manager da PepsiCo Portugal) e Joana Pinto (Marketing manager da área de Snacks da PepsiCo Portugal).
Paul Jones sublinhou que «é com grande orgulho que trazemos Lay’s RePlay para Portugal, um projeto que reflecte a nossa visão de um futuro mais sustentável e com impacto positivo nas comunidades.» Por sua vez, Dr. Vladimir Borkovic explica que «ao unir forças com a PepsiCo e a comunidade de Chelas, estamos a demonstrar que, juntos, podemos criar soluções inovadoras para um futuro mais equitativo e sustentável.»
Carine N’koué acrescenta que os campos de futebol RePlay revelam-se como um «espaço seguro e inclusivo para jogar futebol. Estamos a fazer mais do que apenas construir um campo, estamos a nutrir o desenvolvimento holístico dos jovens, a promover a inclusão social e a abrir portas à educação e às oportunidades. Juntos, estamos a transformar o jogo numa força poderosa para o bem.»
«A parceria com Lay’s RePlay é uma oportunidade única para a CAIS fortalecer o seu trabalho em Chelas, oferecendo aos jovens um espaço seguro e inspirador para crescer e desenvolver o seu potencial. Juntos, acreditamos que podemos construir uma comunidade mais forte e inclusiva, com mais oportunidades para todos», partilha Conceição Zagalo.
Joana Pinto, Marketing manager da Snacks da PepsiCo em Portugal, refere que a «a marca trabalha numa jornada de transformação em que a sustentabilidade está no centro de tudo o que fazemos, e este projecto reflecte o caminho dessa estratégia.»
A responsável revela que os campos são construídos a partir de resíduos de plástico, provenientes das embalagens das batatas fritas, que são reutilizadas, trituradas e, posteriormente, transformadas em paletes para serem colocadas por baixo do campo, o que permite ter um relvado de melhor qualidade, proporcionando à comunidade uma experiência desportiva mais sustentável e responsável.
A utilização da embalagem reciclada representa 32% da composição total do campo. «A sustentabilidade está presente todas as suas vertentes, o que nos enche de orgulho como marca e como projecto» conclui.
O projecto Lay’s RePlay nasceu em 2021 e já conta com 12 campos de futebol em todo o mundo, entre eles África do Sul, Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Itália (Turim e Nápoles), México, Egito, Turquia, Espanha, Colômbia e agora Portugal. Os campos foram utilizados mais de 600.000 vezes pelas comunidades locais nos últimos quatro anos. A marca Lay’s planeia continuar a expandir o programa para novas regiões do mundo nos próximos anos.