Lavazza acusa Nespresso de copiar o seu anúncio de longa data

lavazza_slate11Um anúncio televisivo com o actor George Clooney está no centro de uma guerra italiana, na qual a Lavazza acusa a Nespresso, do Grupo Nestlé, de roubar o tema de campanha de longa data da Lavazza.

 

O último anúncio europeu dos escritórios de Paris da McCann Erickson mostra a estrela de Hollywood a visitar o Céu, onde encontra Deus na forma do actor John Malkovitch. A Lavazza, rival da Nespresso no sector dos cafés, revelou que o anúncio copia a sua campanha de longa data “Paraíso”, que também tem nuvens brancas e anjos e São Pedro a beber um delicioso café.

 

«É difícil resistir à conclusão de que foi copiado pela nossa publicidade», afirmou Gaetano Mele, CEO da Lavazza, numa declaração. «É tudo muito semelhante.» A empresa referiu a questão ao órgão italiano que regula a publicidade, o Instituto dell’Autodisciplina Pubblicitaria, e está à espera de saber como é que a sua queixa será seguida. A Armando Testa, a maior agência de publicidade de Itália, criou a campanha da Lavazza, que viu 60 execuções ao longo dos últimos 15 anos.

 

Mas a Nespresso retaliou com a sua própria declaração: «Não partilhamos de todo da opinião da Lavazza em relação ao novo anúncio da Nespresso. O anúncio é baseado no conceito original. (…) A Nespresso usou a noção do Céu num sentido metafórico. O Céu é uma referência cultural, não está particularmente ligado a um marca e tem sido usado como cenário para inúmeros livros, músicas, filmes e anúncios.»

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