“Junta-te ao Gervásio”: Sociedade Ponto Verde lança concurso sobre boas práticas de reciclagem

Hoje assinala-se o Dia Internacional da Reciclagem e, para celebrar, a Sociedade Ponto Verde (SPV) lança o concurso “Junta-te ao Gervásio” com o objectivo de destacar e premiar projectos na área da reciclagem de embalagens e da economia circular, desenvolvidos dentro das comunidades locais, por Juntas de Freguesia, entidades de proximidade (como associações ou cooperativas) e cidadãos individuais ou em grupo.

Os interessados em participar podem submeter a candidatura, através do site Recicla. As candidaturas iniciam-se amanhã e prolongam-se até 31 de Julho. São elegíveis projectos executados nas comunidades locais, nos últimos 12 meses, que contribuam ou tenham contribuído de forma sustentável para a melhoria e separação das embalagens.

O júri avaliará critérios como o carácter inovador do projecto, o seu impacto económico, social e ambiental na comunidade local e se promove a prática da reciclagem de embalagens. Em cada categoria será escolhido um top: em “Freguesias” será atribuído um 1.º lugar (uma escultura feita de materiais reciclados para instalar na sua localidade) e nove menções honrosas, em “Entidades de Proximidade” e “Cidadania Social” está previsto um top 3 com atribuição de prémios monetários, que perfazem um total de 15 mil euros e de menções honrosas, duas em cada categoria.

«O prémio ‘Junta-te ao Gervásio’ reforça o trabalho de proximidade da SPV junto das comunidades locais, numa vertente que vai além da sensibilização para a importância da reciclagem das embalagens. O que a SPV está a fazer é a promover a participação comunitária activa, seja a que é potenciada pelas Juntas de Freguesia, pelas empresas e demais organizações ou por movimentos de cidadãos», diz, em comunicado, Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.



Artigos relacionados
Comentários
A carregar...