José Mourinho e Guy Ritchie em campanha da Heineken

Os discursos de motivação podem fazer a diferença entre um bom e um mau resultado, especialmente se vierem de José Mourinho. O treinador português é o protagonista da mais recente campanha da Heineken a propósito da UEFA Champions League, onde é guiado por Guy Richie. O realizador britânico é conhecido por filmes como “Snatch – Porcos e Diamantes”.

“Prep Talk” está online desde ontem e já reuniu perto de 50 mil visualizações. O spot publicitário, que também vai chegar às televisões, incentiva os fãs da liga milionária de futebol a assistirem aos jogos, independentemente da hora e do sítio em que se encontrem.

José Mourinho afirma que a Heineken tem estado de alguma forma em contacto consigo durante toda a carreia na UEFA Champions League e que gosta dos valores que a marca representa, «especialmente por promover o consumo responsável». Sobre Guy Ritchie, o treinador português refere ainda, em comunicado, que é um grande realizador e que conseguiu tirar o melhor de si.

Para Luísa Motta, Premium Brands Marketing manager da Sociedade Central de Cervejas, ver José Mourinho numa campanha global da Heineken é algo que inspira. «Esperamos que os portugueses se sintam tocados com o seu discurso motivacional para relembrar os dias de jogo e incentivar as pessoas a assistirem aos jogos sempre bem acompanhados com a sua Heineken», conta a responsável.

Ainda de acordo com a responsável, o treinador português representa na perfeição aquele que tem sido o claim da marca no território do futebol nos últimos anos (“Man of the world”). «Termos o José Mourinho numa campanha da marca é uma alegria imensa. O Mourinho é “o” treinador. É um líder nato e um “man of the world”, por isso encaixa perfeitamente na nossa marca. Dentro da nossa estratégia de aproximar a marca do consumidor português, Mourinho cai que nem uma luva», afirmou ontem Luísa Motta, numa conversa com os jornalistas no Champions Club – espaço comum às marcas patrocinadoras da UEFA Champions League – do Estádio da Luz, que foi o palco do encontro entre o SL Benfica e o Besiktas, da Turquia.

Para além da campanha que já está no ar, a Heineken irá realizar, como habitualmente, acções de activação nos canais off-trade e on-trade (com destaque para o packaging das garrafas), mas a grande novidade deste ano será a forte aposta da marca em activações digitais. De resto, Luísa Motta mostrou-se confiante no retorno do investimento da marca no mercado português, ainda para mais quando há três equipas nacionais (SL Benfica, FC Porto e Sporting CP) em competição nesta fase de grupos da liga milionária, lembrando que, em média, «30% do consumo de cerveja está nos momentos de futebol.»

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