Já sabe que prendas oferecer às crianças? Atenção aos brinquedos sonoros

Muitas são as cartas para o Pai Natal que já estão escritas. Os mais pequenos já sabem o que querem receber no sapatinho e os mais velhos começam a pensar no que lá colocar. As ofertas de eleição são, por norma, brinquedos, contudo, é importante escolher o produto certo.

Brincar deve ser uma actividade segura e, para a Minisom, esta máxima também se aplica à audição. Desta forma, os adultos devem assegurar-se de que os brinquedos são de confiança a todos os níveis. Em muitas ocasiões, determinados bonecos e/ou aparelhos emitem sons que superam os níveis acústicos recomendados e a sensibilidade auditiva das crianças é maior do que a dos adultos.

A Minisom aponta ainda quatro recomendações na hora de escolher um brinquedo, de forma a evitar ou minimizar o impacto acústico do mesmo na saúde auditiva da criança:

  1. Verificar a intensidade do som que ele emite. Esta informação pode estar registada na descrição das características do próprio brinquedo ou pode ser verificada na loja com a ajuda de um sonómetro que facilmente se pode descarregar no telemóvel.
  2. Comprar brinquedos que tenham controlo de volume ou que não superem os 65 decibéis.
  3. Se o som for muito forte, utilizar a técnica de colocar fita adesiva nos autofalantes para reduzir a intensidade do som.
  4. Ensinar as crianças a não colocar brinquedos barulhentos perto dos ouvidos enquanto brincam.



loading...
Artigos relacionados

Comentários estão fechados.