Já observou com atenção a imagem do Mundial? Tem assinatura de uma agência portuguesa

A imagem do Mundial do Qatar está nos quatro cantos do planeta e o seu design pertence a uma equipa de criativos da agência portuguesa Unlock Brands. Foi em 2017 que a empresa foi seleccionada enquanto agência de branding oficial do evento desportivo, depois de vencer um concurso internacional.

Desenvolvido em colaboração com equipas da FIFA e o Comité de Organização Local (Supreme Committee for Delivery & Legacy), o sistema abrange projectos distintos como identidade de marca (emblema, logótipo, tipografia, cor), universo gráfico, pictogramas de sinalética, manuais de normas, vídeo de lançamento da marca, animações em motion graphics, logotipo em 3D para licenciamento e merchandising, cenografia e conteúdos para o evento de lançamento do programa de voluntários. A Unlock Brands esteve ainda presente na fase de implementação desta imagem, nomeadamente na decoração de todos os centros de treino e hotéis das equipas participantes, num total de 70 infraestruturas distintas.

Para entregar o projecto, a Unlock Brands contou com uma equipa de 35 pessoas (entre gestores de projecto, estrategas, designers 2D, brand voicers, designers 3D, web designers), e activou as suas parcerias com especialistas em diversas áreas, como Motion Design (Nebula Studios), Tipografia (DSType, R-typography, Hussein Alaazat), 3D (Formtools), Composição Musical (Miguel Amado) e Sound Design (Dizplay).

«É um privilégio contribuir para a marca FIFA World Cup, uma das maiores marcas do mundo. Uma marca que é de todos, de todos os amantes do futebol, de todos os que sentem as cores dos seus países e que sentem conscientemente ou não, que os sonhos partilhados alimentam a empatia entre os povos e com isso a tolerância entre todos. É isso que é único nesta marca e em particular nesta edição e que nos inspirou ao longo de todo o projecto. Como criar empatia entre culturas tão distintas e inspirar um futuro melhor», diz, em comunicado, Miguel Viana, Chief Creative Officer da Unlock Brands.

Artigos relacionados