Já não pode esconder o seu perfil no Facebook

FB_2A rede social Facebook anunciou que vai remover, durante as próximas semanas, a opção que permitia aos utilizadores ocultar o seu perfil nas pesquisas por nome.

A medida já tinha começado a ser implementada pelo Facebook no final de 2012, altura em que a opção (“Quem pode pesquisar a sua Timeline por nome?”), que permitia excluir o perfil pessoal das pesquisas por nome feitas por outros utilizadores, deixou de estar disponível para quem nunca a tinha usado. «A pequena percentagem de pessoas que ainda utiliza esta opção vai receber um aviso sobre a sua remoção nas próximas semanas», anunciou Michael Richter, líder da área de Privacidade do Facebook, no blogue oficial da rede social.

«Esta opção foi criada quando o Facebook era um simples directório de perfis e era ainda muito limitado», justifica Michael Richter. Actualmente, a pesquisa na rede social é muito mais detalhada, sobretudo desde a introdução do Graph Search, uma ferramenta que permite que cada utilizador pesquise, por exemplo, entre os seus amigos na rede social, as músicas que gostam, as cidades que visitaram ou os restaurantes numa determinada cidade onde já estiveram. Nesse sentido, torna-se «mais importante controlar a privacidade das coisas que partilha do que propriamente a forma como as outras pessoas podem aceder à sua Timeline», sublinha o responsável.

Desta forma, aconselha Michael Richter, «a melhor maneira de controlar o que as outras pessoas podem encontrar sobre si passa por escolher o público de cada uma das coisas que partilha». Esta opção está disponível quando se publica ou partilha qualquer coisa na rede social , permitindo tornar o post público ou inserir os filtros “Amigos”, “Apenas eu” ou outro filtro personalizado.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Portugal atraiu 610 estrangeiros «altamente qualificados» através deste programa
Automonitor
Confirmado: Peugeot 508 Sport Engineered chega em 2020