Já decidiu onde vai jantar hoje? O Zomato ajuda-o

Zomato_rsChama-se Zomato e é uma nova plataforma online de descoberta de restaurantes e vida nocturna que está, a partir de hoje, disponível no mercado português.

O Zomato concorre directamente com serviços como o Yelp e pode ser acedido a partir do computador ou de dispositivos móveis. O serviço inclui informações detalhadas sobre os restaurantes próximos do utilizador, como menus, fotografias do espaço, comentários e avaliações (dos restantes utilizadores).

Em Portugal, a aplicação arranca com cerca de 9.500 restaurantes listados na zona da Grande Lisboa, nomeadamente Lisboa, Cascais, Oeiras, Sintra, Odivelas, Amadora e Loures. O objectivo passa, contudo, por alargar o serviço, nos próximos três meses, à cidade do Porto.

Fundada em 2008 na Índia, a Zomato já recebeu até à data mais de 36 milhões de euros de capital de investimento, que tem usado essencialmente para se expandir pelo mundo. Portugal é já o 12º mercado onde a startup indiana está presente, contando, nesta fase inicial, com uma equipa de 15 pessoas, que poderá chegar aos 40 colaboradores até ao final do ano.

Mr_rs2Em entrevista à Marketeer, Pankaj Chaddah, co-fundador da Zomato, fala sobre os planos de expansão da empresa no mercado português. «Pretendemos ser o serviço de procura de restaurantes no top-of-mind dos portugueses», aponta o próprio.

O que distingue o Zomato da concorrência?

O que nos distingue é a informação. Disponibilizamos informação detalhada e actualizada sobre todos os restaurantes, cafés e nightlife de cada cidade. No Zomato os utilizadores encontram exactamente o que procuram: um local para um almoço de negócios, o espaço perfeito para um jantar romântico à beira-mar, locais para se encontrarem com os amigos e sair à noite ou até para encomendar comida.

Outra das mais-valias do Zomato é a forte componente de social media, onde os utilizadores podem criar a sua rede de contactos, seguir recomendações, carregar fotos dos espaços visitados e avaliar as suas experiências gastronómicas, partilhando-as com os seus amigos. Estamos confiantes no nosso produto, mas estamos constantemente a melhorá-lo para manter os utilizadores interessados e satisfeitos.

Portugal é apenas o terceiro mercado europeu onde o Zomato está disponível, depois do Reino Unido e da Turquia. Por quê a decisão de entrar em Portugal?

A gastronomia tem um papel fundamental para os portugueses, principalmente para os mais jovens que comem fora e saem à noite regularmente. Com uma cultura gastronómica vibrante e a indústria de restauração muito forte, Portugal é um óptimo mercado para o Zomato.

Para além disso, a crescente utilização de smartphones e a disponibilização de wi-fi gratuito na maioria dos espaços públicos representa uma grande oportunidade de negócio para nós. No nosso plano de expansão pelo país planeamos investir entre dois e quatro milhões de dólares [1,5 a 2,9 milhões de euros]. Com o lançamento do Zomato em Lisboa pretendemos ser o serviço de procura de restaurantes no top-of-mind dos portugueses, com mais de 9.500 restaurantes listados dentro da área da Grande Lisboa.

Quais os planos em termos de expansão geográfica?

O Porto será a próxima cidade onde a Zomato estará presente, dentro de três meses. Setúbal e Algarve são também as nossas prioridades.

Quais as expectativas para o primeiro ano de actividade no mercado português?

Com o lançamento da Zomato em Lisboa e com o plano de expansão para outras cidades, esperamos chegar, em 12 meses, aos 15 mil visitantes por dia. Em Setembro de 2012 lançámos a Zomato nos Emirados Árabes Unidos e, em Março de 2013, começámos a ser lucrativos neste mercado. É este padrão que queremos manter nos mercados onde entramos.

A Zomato tem equipa e escritórios próprios em Portugal?

Na Zomato fazemos questão de identificar e recrutar os melhores talentos, pessoas criativas e que se superam todos os dias. Neste momento contamos com uma equipa de 15 pessoas em Lisboa, responsáveis pelas operações, processamento e manutenção do conteúdo do site, relações públicas, gestão de comunidade e vendas. A equipa está totalmente dedicada em disponibilizar a melhor experiência para o utilizador e clientes. Até ao final do ano contamos ter uma equipa de 40 pessoas.

Quais as principais vantagens para os restaurantes que decidem promover-se no Zomato? E como podem fazer o follow-up do investimento?

O Zomato traz valor tanto para os utilizadores como para os restaurantes. Utilizamos um modelo de publicidade hiper-localizada, que permite aos restaurantes aumentar a sua visibilidade junto de uma audiência altamente segmentada. O Zomato dá também aos proprietários dos restaurantes a possibilidade de “reclamar a propriedade” do seu restaurante, aumentar a sua visibilidade e criar uma marca. Os proprietários dos restaurantes também podem contactar com os clientes ao responder às suas opiniões e obter feedback construtivo.

Texto de Daniel Almeida

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