Já conhece a nova plataforma digital F is for Fendi?

Texto de Ana Canavarro, investigadora e professora de Marketing Digital de Moda

Como ser memorável? Esta é a poderosa questão que marcas e indivíduos enfrentam hoje (mais do que nunca!). Num mundo tecnológico e de massificação de conteúdos, o storytelling (e, num passo mais à frente, o storyliving) recupera a dimensão humana e de proximidade na comunicação das marcas com as suas audiências.

No âmbito específico das marcas de moda existem características que contribuem para que esta indústria seja diferente das demais: primeiro, por estar inserida num sistema de constante mutação e alimentada pelas mudanças sazonais; em segundo, por transmitir a personalidade do indivíduo, funcionando como uma segunda pele que comunica o seu modo de estar na vida.

Por estes motivos, a pressão destas marcas para estarem à frente dos desejos dos seus clientes é mais acentuada.

Em Fevereiro, a casa italiana Fendi lançou a plataforma digital F is for Fendi, nos dias anteriores à New York Fashion Week. Pensada para o target ‘Millennials’ (e com as categorias Freaks, Fulgore, Faces, Freedom e Fearless), a plataforma não tem por objectivo vender, mas antes comunicar o lifestyle da Fendi de uma maneira divertida, inspiradora, dinâmica e trendy. A hashtag #fisforfendi contabilizou cerca de 790 posts, nas 48 horas posteriores à sua criação.

Trata-se de uma forma de revelar as várias dimensões da marca Fendi, além de se gerar uma comunicação global e partilha de experiências entre os jovens desta geração, apresentando cidades, culturas (e sub-culturas), de diversas partes do mundo.

A F is For… é composta por um site e uma app e contará ainda com eventos offline pelo mundo, que se pretendem também diferenciadores e imersivos.

Todos os vídeos e fotos do site serão sempre feitos por iPhone 7, incluindo os editoriais da secção Fulgore, com roupas que misturam as colecções recentes com outras mais antigas.

O certo é que com os meios digitais, as marcas e as pessoas estão cada vez mais próximas, o que implica que a comunicação entre ambas ocorra, basicamente, sete dias por semana. Torna-se necessária a produção de conteúdo forte e relevante, que tenha a capacidade de inspirar as audiências e as faça recordar a mensagem.

F is for Fendi é apenas um dos exemplos do que tem vindo a ser feito no online, aproveitando o recurso às técnicas de branded content e à criação de verdadeiras comunidades, nas quais se espelham interesses que vão desde a moda, à música e às artes em geral, numa perspectiva 360º das pessoas e das marcas.


Fontes:

F is for Fendi, Maintaining Fur and The Rise Of Branded Content

Fendi Built a Platform for Millennials, But There’s Nothing to Purchase

Moving from Storytelling to Storyliving

The Low-Down on F is for Fendi.

 

Artigos relacionados