Já conhece a influenciadora digital Sara Terra?

A Sara Terra é uma influenciadora digital criada pela Endesa, em conjunto com a agência Kico Kids Communication, para inspirar as crianças e jovens a adoptarem comportamentos mais amigos do ambiente, em particular no que diz respeito à eficiência energética.

«Sabemos que as crianças seguem quase religiosamente vários influenciadores digitais, repetindo e replicando as suas palavras e acções. Deste pensamento nasceu o conceito do influenciador digital para a sustentabilidade. Para lhe dar forma, decidimos criar a Sara Terra, uma menina que usa o seu talento para a música e os meios que tem ao dispor para sensibilizar as crianças para a necessidade de preservar o nosso planeta», conta Sandra Silveira, responsável pela agência Kico Kids Communication

O nome da personagem criada deriva da mensagem que pretendem passar: mostrar às crianças que a preservação do planeta não está assim tão distante, já que há muitas coisas que cada um pode fazer. A Sara é de tal forma dedicada a esta causa que o seu apelido deriva do nome do nosso planeta, a Terra.

Sandra Silveira descreve a Sara Terra como «uma menina de 10 anos, despretensiosa e totalmente dedicada à sua causa, sem ser polarizante, e que adora dançar e partilhar as suas ideias nos canais digitais, mas com uma mensagem amiga do ambiente. Nesse sentido quisemos unir o activismo a uma perspectiva de entretenimento típica dos meios digitais, passando desta forma mensagens importantes de um modo apelativo para os mais novos». Nasceu assim o canal no Youtube e a conta no TikTok. O projecto está agora a dar os primeiros passos e a ideia da agência é que seja sempre focado na influenciadora digital, a Sara Terra. Contudo, os diferentes formatos poderão ser complementados com convidados, tal como acontece nos canais de outros youtubers.

A partir de agora, a Sara Terra vai desafiar todos jovens a contribuírem com as suas ideias para a sustentabilidade ambiental das escolas. «Vamos começar a chegar às escolas em Outubro/Novembro, com diversos vídeos, um quiz que os professores podem promover na sua sala de aula, bem como diversos materiais didácticos disponibilizados nas redes sociais.» Neste primeiro ano de projecto o objectivo é abranger 50 escolas e cerca de 5.000 alunos.

Com a ajuda de um professor, os jovens interessados em participar devem organizar-se em grupos e desenvolver um vídeo em que expliquem a sua ideia subordinada a um dos temas (Poupança de Energia, Economia Circular, Sustentabilidade Ambiental, Fontes de energia verde, Consumo Responsável). Depois, todas as participações serão apreciadas por um júri da Endesa que avaliará e premiará os grupos responsáveis pelas duas melhores ideias, bem como a escola da turma vencedora. Os alunos da turma vencedora ganham tablets bem como financiamento para implementarem a ideia na sua escola. Os segundos classificados recebem uma action cam.

Inês Roque, head of B2C Portugal Endesa Energia, explicou à Marketeer a aposta neste projecto com foco nos consumidores mais jovens.

O que ditou o lançamento deste projecto?

Na Endesa preocupamo-nos com o meio ambiente a sustentabilidade e tudo que isso envolve. É uma preocupação que nos acompanha e que queremos continuar a seguir, criando iniciativas que ajudem a sensibilizar a população neste sentido.

Porquê apostar em comunicação dirigida, especificamente, às crianças?

Decidimos avançar com este projecto, pois o futuro do nosso País são as nossas crianças e é a elas que queremos chegar ajudando a entender esta preocupação para que todos sejamos adultos mais conscientes e responsáveis. Vamos chegar às crianças através das Redes Sociais (Youtube, Instagram, Tiktok), uma vez que são os meios de comunicação mais actuais e dinâmicos para nos ligarmos a esta geração e, ao mesmo tempo que lhe passamos valores importantes, tornamos as suas aulas mais divertidas e dinâmicas.

Que mensagens quer a Endesa passar a estes públicos?

Sensibilização, responsabilização e mostrar-lhes que é com pequenos gestos, tanto na escola como em casa, que podem ajudar o nosso planeta. Levando também aos seus pais alguns hábitos mais sustentáveis para o seu dia-a-dia.

Acreditam que passando a mensagem às crianças esta acabará por chegar aos adultos?

Acreditamos que quando uma criança leva esta aprendizagem da escola para casa e vice-versa é bastante benéfico para todos. Queremos começar pelos mais novos para que estes possam influenciar os mais velhos a adoptar comportamentos sustentáveis no seu dia-a-dia individual e em família.

Veja aqui o vídeo de apresentação de Sara Terra.

Texto de Maria João Lima

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...