Irmãos Campana vão trabalhar cortiça pela primeira vez

Fernando e Humberto Campana, mais conhecidos como Irmãos Campana, foram desafiados a criar peças de mobiliário com sangue português. O convite surge no âmbito do Experimenta Portugal, cuja edição deste ano tem como tema “Arte & Cultura”.

O projecto dos designers brasileiros vai contar com a participação de empresas portuguesas como a Corticeira Amorim, parceira do Consulado Geral de Portugal em São Paulo na organização do evento. Também a marca Capital Europeia do Móvel, promovida pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira, integra a iniciativa.

A cortiça e o mobiliário português servem, então, de mote para o trabalho dos Irmãos Campana, que nunca trabalharam com estes materiais. O resultado final será apresentado em São Paulo, em Junho, integrado na programação de homenagem ao Dia de Portugal.

A propósito deste desafio, Humberto Campana esteve em Portugal para conhecer os parceiros. Durante a visita, o designer afirmou que a viagem trouxe à tona a consciência da sua herança portuguesa e mais conhecimento relativamente à cortiça: «Sempre me fascinou, não somente por ser um material ecológico, mas por sua leveza. A textura, a variedade de aplicações e isolamentos enriquecem as possibilidades de expressar, através deste material, novos conceitos e gestos», conta.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel
Automonitor
Novo Skoda Octavia chega dia 11 de novembro