Investimento publicitário deverá crescer 4,2% em 2017

O investimento publicitário mundial deverá atingir 559 mil milhões de dólares (502 mil milhões de euros) este ano, representando um aumento de 4,2% em relação ao ano anterior, de acordo com o relatório “Advertising Expenditure Forecast” da Zenith.

A previsão da consultora é inferior em duas décimas ao valor que tinha previsto para o ano de 2016, o que se explica pela quantidade de eventos de relevância mundial que ocorreram no ano passado. Só as eleições americanas, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e o Campeonato Europeu de Futebol absorveram um investimento total de cerca de seis mil milhões de dólares (5,4 mil milhões de euros). Se excluíssemos estes factores, a previsão da Zenith para este ano seria um aumento de 5,4%.

De acordo com a consultora, o crescimento do mercado publicitário na América Latina e na Europa Central e Oriental, bem como a forte expansão na região Ásia-Pacífico ajudam a explicar parte do crescimento previsto para este ano. Na América Latina, o investimento publicitário deverá subir 4,1%, enquanto na Europa Central e Oriental deverá aumentar 7,3%. Já a região Ásia-Pacífico deverá ser responsável por 43% do crescimento do mercado mundial entre 2016 e 2019.

Por outro lado, o estudo refere que o débil crescimento do Reino Unido (0,9%) irá continuar a pesar sobre o mercado publicitário da Europa Ocidental (2,4%). Entre 2011 e 2016, o Reino Unido foi o mercado em maior crescimento em toda a região, tendo subido a um ritmo médio anual de 7,3%, contra a média de 0,4% da região.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Nestlé tem novo responsável de Healthy Cereals & Dairy Culinary Solutions
Automonitor
Os peculiares protótipos que a Daihatsu vai levar a Tóquio