Inteligência Artificial escreve guião do anúncio da Lexus

O guião do novo anúncio da Lexus “Driven by Intuiton” foi escrito na íntegra com recurso a Inteligência Artificial, uma estratégia da marca para promover o novo modelo ES.

Para produzir o guião, a Inteligência Artificial foi “treinada” através de anúncios de automóveis e marcas de luxo premiados no Festival de Cinema de Cannes nos últimos 15 anos. Na base das ferramentas da Inteligência Artificial (IA) estiveram também dados de inteligência emocional fornecidos pela plataforma de vídeo Unruly. Deste modo, a IA conseguiu apurar quais os momentos que mais impactavam os espectadores e entender como acções, objectos, locais e emoções são usados em diferentes combinações e sequências para comunicar as mensagens desejadas.

A The & Partnership London, a agência criativa da Lexus, colaborou com o parceiro técnico Visual Voice para a criação do guião de IA, recorrendo a ferramentas e aplicações inseridas no supercomputador IBM Watson. «Pensei que iria escrever um anúncio com a ajuda da IA. Em vez disso, ela assumiu o controlo e escreveu todo o guião: uma máquina que conta a história de outra máquina, que ganha vida. A maioria do trabalho de IA realizado até hoje tem sido interessante pelo processo em si. Neste caso, o interesse vem mesmo do produto final – bom por si só», explica Dave Bedwood, sócio criativo da The & Partnership.

A Lexus refere que devido a tanta informação sobre anúncios anteriores tornou-se fundamental evitar o risco de produzir algo que parecesse familiar ou demasiado massificado. Para contornar essa situação, foram introduzidos dados adicionais sobre a marca Lexus e a directriz do projecto.

«Na Lexus, adoramos ultrapassar os limites da tecnologia e do design e foi por isso que optámos por fazer algo completamente diferente – uma estreia mundial – para lançar o novo Lexus ES. O ES é intuitivo e inovador. Queríamos que o anúncio reflectisse isso. O resultado final superou as nossas expectativas sobre aquilo que uma IA é capaz, desde a criatividade até a emoção humana», afirma Vincent Tabel, senior Brand and Communications manager para a Lexus Europa.

A realização ficou a cargo Kevin Macdonald, autor de trabalhos como “O Último Rei da Escócia”, o filme biográfico sobre Whitney Houston, “Whitney”, e o documentário “Um Dia em Setembro”, vencedor de um Oscar.

Assista ao filme:

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