Inteligência artificial da Google Cloud promete mudar o comércio de retalho. Saiba como

Com o objectivo de reduzir custos e desperdício, a Google Cloud vai disponibilizar aos retalhistas uma solução assente em inteligência artificial que permite executar um modelo de previsão de procura e, além disso, auxiliar a alocação de stock, as operações da cadeia de abastecimentos e da mão-de-obra necessária.

A inovação tecnológica que promete facilitar o sector do retalho chama-se Vertex AI Forecast e consegue processar automaticamente dados e avaliar centenas de modelos diferentes para encontrar o desempenho mais adequado a cada situação, antes de disponibilizar configurações opcionais ajustáveis.

Os utilizadores da solução podem ainda indicar qual o recurso (cor, marca, promoções, campanhas, por exemplo) ao qual deve ser dada primazia e definir orçamentos para criar a previsão. Esta inovação tecnológica consegue criar um modelo preciso para um milhão de combinações em menos de 12 horas.

O Vertex AI tem também a capacidade de processar grandes volumes de dados não estruturados e entender os sinais mais relevantes – clima, preços das matérias-primas e custo do transporte e de transporte marítimo – para proporcionar informações comerciais valiosas.

Artigos relacionados