Intel quer substituir passwords por acenos de mão

As passwords para aceder às contas bancárias online, redes sociais e e-mail podem vir a ser substituídas por um simples aceno com a mão, caso uma tecnologia ainda em fase de testes desenvolvida pela Intel consiga chegar aos dispositivos móveis como tablets, smartphones e computadores portáteis.

Com o objectivo de acabar com a necessidade de memorizar inúmeras passwords para os diferentes sites e serviços que os utilizadores consultam na internet, os investigadores da Intel, maior fabricante mundial de chips, integraram num tablet software e um sensor biométrico que lêem a palma da mão para reconhecer os padrões de veias, os quais diferem de pessoa para pessoa.

«O problema das passwords é que nós utilizamos demasiadas, as suas regras são complexas e diferem consoante os sites», afirmou Sridhar Iyengar, director de pesquisa sobre segurança da Intel Labs, citado pela agência Reuters, durante o fórum de developers da empresa que decorreu ontem em São Francisco, Estados Unidos. «Há uma maneira para nos livrarmos disto, e a biometria é uma opção», referiu.

O sistema que a Intel está a desenvolver dispensa que os utilizadores toquem com a mão no ecrã, bastando um aceno, e transfere a autenticação dos utilizadores dos sites para os próprios dispositivos móveis. Desta forma, assim que um tablet reconhece o utilizador, pode confirmar a sua identidade aos bancos, redes sociais ou outros serviços onde este possua contas, exemplificou Iyengar.

Para aumentar a segurança, os dispositivos com o sistema de leitura da palma da mão da Intel podem vir a incorporar acelerómetros que detectam quando o utilizador pousa os equipamentos, e saem automaticamente da conta do utilizador para evitar que outras pessoas acedam sem autorização.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Acompanha aqui o lançamento oficial do Sapo Prime, uma nova forma de comprar conteúdos jornalísticos
Automonitor
Europa: Vendas da Hyundai superam mercado