Instagram planeia ter publicidade em 2014

instagram_2A rede social de fotografias e vídeos Instagram pretende monetizar o seu negócio com a introdução de anúncios publicitários já a partir do próximo ano.

A revelação foi feita por Emily White, directora de operações do Instagram, numa entrevista concedida ao The Wall Street Journal. «Queremos fazer dinheiro a longo prazo, mas não temos nenhuma pressão no imediato», afirmou a responsável.

Emily White, 35 anos, juntou-se ao Instagram em Março deste ano, proveniente da empresa-mãe, o Facebook, mas é já na prática, a “nova chief executive officer (CEO) do Instagram”, segundo o The Wall Street Journal. Embora as últimas decisões ainda caibam ao co-fundador Kevin Systrom, é Emily White quem tem sido responsável por fazer os primeiros contactos com os potenciais anunciantes e preparar o terreno para a integração de anúncios publicitários na plataforma. “O seu grande desafio vai passar por descobrir como integrar a vertente de marketing sem comprometer o factor ‘cool’ do Instagram”, refere o The Wall Street Journal.

Desde que foi criada, em 2010, a aplicação – que, além de fotografias, já permite a partilha de vídeos com filtros – tem focado a sua estratégia na captação de utilizadores, e nunca obteve receitas. Actualmente, o Instagram conta com cerca de 150 milhões de utilizadores activos por mês, tendo conquistado 128 milhões de utilizadores desde que foi adquirido pelo Facebook no ano passado.

Em Julho passado, durante a apresentação dos resultados do segundo trimestre do Facebook, Mark Zuckerberg, CEO da empresa, já tinha reiterado a vontade em tornar o Instagram num negócio rentável, embora não tenha especificado uma data. «O Kevin [Systrom] sempre foi muito claro ao afirmar que estávamos a criar o Instagram para ser um negócio e que esperávamos, ao longo do tempo, gerar grandes lucros, provavelmente através de publicidade», disse na altura Mark Zuckerberg, citado pelo site especializado em tecnologia Mashable. «Dito isto, o foco por enquanto continua a ser crescer rapidamente», ressalvou.

Artigos relacionados