Inovação que desacelera veículos vence Big Smart Cities

A Pavnext conquistou o primeiro lugar da 5.ª edição do Big Smart Cities, competição de empreendedorismo promovida pela Vodafone e pela Ericsson. A startup portuguesa apresentou um equipamento para pisos rodoviários que aproveita a energia cinética dos veículos, reduzindo a sua velocidade.

Desta forma, a solução da Pavnext não só permite desacelerar os automóveis que circulem como também criar energia eléctrica limpa a partir deles. Francisco Duarte, João Champalimaud e Sílvia Soares são os nomes por detrás da startup.

Ao ficar em primeiro lugar, a Pavnext recebe um prémio de 10 mil euros, incubação no Vodafone Power Lab e uma viagem a Estocolmo para conhecer os polos de inovação da Ericsson. Além disso, poderá testar o seu projecto no município de Cascais, que este ano se juntou à competição enquanto parceiro.

Quem também poderá avançar com projectos-piloto em Cascais são as startups distinguidas com os Prémios Vodafone e Ericsson: Tram Grid e Smart Forest, respectivamente. A Tibu também recebeu uma menção honrosa.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?