Inovação – o oceano azul para as PME´s
Recentemente, o Barómetro de Inovação revelou que Portugal tem um potencial desperdiçado.
“Portugal tem falta de capacidade para transformar o potencial de inovação em resultados concretos, com impacto económico e social.”
Porquê?
Porque a maioria das entidades promotoras de inovação e o conjunto de empreendedores e empresários não elegeram o Marketing como o principal pilar da Inovação.
O Marketing existe para desenvolver os negócios, para orientar e validar novas soluções de produtos e serviços, que respondam a necessidades e desejos do mercado. O que faz uma empresa é a sua marca, a sua oferta e as suas ideias, tudo o resto é instrumental.
Uma empresa para assumir uma cultura inovação, terá de genuinamente considerar que:
- A inovação é arriscada, mas a falta dela pode ser fatal;
- Tem de desenvolver um Processo de Gestão de Inovação simples e eficaz;
- Tem de eleger um team multi-disciplinar para integrar esse processo;
- Tem de formalizar o consumer insight no início do processo;
- Tem de seleccionar um team líder marketing-oriented;
- Tem de integrar a fase de lançamento no processo de gestão de inovação;
- Tem de avaliar e medir resultados.
Mais gestão de processo, mais regra, mais disciplina, com muita criatividade são os ingredientes certos para encontrar produtos e serviços originais e relevantes.
Texto de Rafael Cerveira Pinto
Managing partner da Squadra