Influencers: investimento garantido?

Por João Correia, gestor de Conteúdos do KuantoKusta

O mercado online tem crescido imenso e está prevista a contínua evolução desta tendência. A comunicação de Marketing das empresas tem por força alterado, por todo o mundo o marketing de influenciadores está ao rubro e em Portugal tem ainda espaço para crescer.

Assistimos a muitas empresas e marcas que ainda evitam este meio porque é algo que não é mensurável em modos clássicos e isso é algo que continua a ser um obstáculo para uma mentalidade de números.

Porém, estamos a viver um momento em que os consumidores estão mais educados, mais desconfiados e menos disponíveis a ver a sua privacidade invadida.

As redes sociais criaram certamente um novo local para publicidade intensiva, quando o público e consumidores fugiram dos meios convencionais da televisão e outros, que foi altamente bem sucedida para quem a usou nesta última década. Hoje, esse momento passou, esta publicidade está mais cara e cada vez mais difícil de produzir de forma eficaz.

As pessoas estão cada vez mais alienadas dos feeds das suas redes sociais e começaram a interagir em grupos privados, a seguir grupos que de alguma forma sejam afectos aos seus interesses e onde podem extravasar sem uma exposição massiva e sem serem bombardeadas por coisas que não querem.

Estamos por tudo isto num momento em que é cada vez mais importante a utilização de influenciadores e micro influenciadores. Estes sempre foram eficazes na entrega de resultados em marketing, mas neste momento são cruciais para conseguir penetrar de forma eficaz em diferentes grupos.

A colaboração com influenciadores ajuda e melhora a produção de conteúdo para alimentar as redes sociais das empresas. Este é conteúdo que mais facilmente será relevante e que terá mais possibilidade de ser visto.

É de crescente importância fazê-lo porque o mercado cada vez mais se parte em nichos e as pessoas procuram factores de confiança e identificação para se sentirem bem com a compra, especialmente se for feita online.

O mercado nacional vai seguramente crescer neste sentido e avançar, neste momento, significa estar mais perto das pessoas e comunicar através de influenciadores é uma das formas de o fazer.

É de crer que, neste momento, assistiremos a um crescimento massivo no investimento no marketing de influenciadores e quem o fizer mais cedo e melhor partirá em vantagem porque pagará menos e terá melhores resultados.