Impacto da Airbnb em Portugal chega aos 2 mil milhões

Só no ano passado, o impacto económico da Airbnb em Portugal superou os dois mil milhões de euros, fazendo com que este fosse o 10.º país com maior impacto da plataforma em todo o mundo. Estados Unidos da América, França e Espanha lideram a lista.

A nível global, a Airbnb gerou 86 mil milhões de euros, em 2018. Os números têm por base um inquérito realizado pela companhia aos próprios utilizadores e a análise de dados internos, sendo que o impacto económico directo é estimado a partir da soma das receitas obtidas pelos anfitriões e os gastos dos hóspedes.

“Ao contrário de outros modelos de negócio, em que as receitas geradas não chegam às comunidades locais, a Airbnb beneficia directamente os anfitriões e os pequenos negócios da zona”, lembra a plataforma em comunicado. Os anfitriões ficam com 97% do preço que fixam.

A Airbnb aproveita ainda para indicar que 89% dos anfitriões portugueses recomenda restaurantes e cafés aos hóspedes e 78% sugere actividades culturais. Há ainda quem garanta que partilhar o seu lar através da Airbnb lhe permitiu viver a sua casa (60%).

Por outro lado, em média, os hóspedes que se alojam através da Airbnb em Portugal afirmam que 41% dos seus gastos são efectuados no bairro em que ficam alojados.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Airbus vai ter open day. Há 90 vagas para fábrica portuguesa
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift