Ikea compra parque eólico em Portugal

O parque eólico do Pisco é, agora, propriedade da Ikea Portugal. A empresa comprou o parque da região da Beira Alta, localizado entre as vilas de Aguiar da Beira, Sernancelhe, Fornos de Algodres e Trancoso.

Com uma capacidade de 50MW e 25 turbinas capazes de gerar uma produção anual de 156GW (o equivalente à energia necessária para alimentar 30 lojas Ikea), o parque vai permitir à empresa compensar a electricidade que gasta em Portugal. «Com a aquisição do parque eólico do Pisco superamos o objectivo de produzir tanta energia renovável quanto a consumida pelas nossas operações em Portugal», explica Ana Barbosa, coordenadora de Sustentabilidade da Ikea Portugal.

Além disso, indica a mesma responsável, a aquisição contribui para aumentar a percentagem de produção de energia renovável do grupo a nível global, «que em Agosto de 2017 se encontrava nos 73%».

Desde 2009, o Grupo Ikea já investiu cerca de 1,7 mil milhões de euros em produção de energia eólica e solar. No final do ano passado, detinha 416 turbinas eólicas em 12 países e 750 mil painéis solares em 22 geografias.

Por cá, o projecto de maior dimensão – até agora – envolveu a instalação de painéis solares fotovoltaicos nas lojas de Alfragide, Matosinhos, Loures e Loulé. Deste modo, 98% da energia produzida é incorporada pelas unidades de retalho correspondentes, representando 25% do total de energia consumida por cada loja.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)