Iberdrola ultrapassa Endesa no mercado liberalizado

iberdrola_2A EDP Comercial continuou a dominar o mercado livre de electricidade em 2013. Mas houve mexidas no pódio: a Iberdrola chegou ao final do ano no segundo lugar, que até Novembro era ocupado pela Endesa.

De acordo com os dados ontem divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a EDP Comercial registou em Dezembro de 2013 uma quota de clientes de 84,2% e uma quota de consumo de 44,2%, o que representa um aumento de 0,5 e 0,6 pontos percentuais, respectivamente, em relação ao mês anterior.

A Iberdrola assistiu a um aumento de 0,3 pontos percentuais da sua quota de consumo abastecido, para 21,3%, enquanto a Endesa sofreu uma quebra de 1,4 pontos percentuais, para uma quota de 20%. O quarto maior operador do mercado liberalizado continuou a ser em Dezembro a Galp Energia, cuja quota se manteve inalterada em 5,9%, seguida da Gas Natural Fenosa, com 4,1%, e da Fortia, com 4%.

Em termos do número de clientes, a Endesa continua, porém, a ser o segundo operador, com uma quota de 7,2%, menos 0,5 pontos percentuais em relação a Novembro. O terceiro lugar coube à Galp, com uma quota de 5,1%, seguida da Iberdrola, com 2,8%, e da Gas Natural Fenosa, com 0,7%.

Ainda segundo os dados da ERSE, o mercado liberalizado de electricidade ultrapassou no final de 2013 os 2,27 milhões de clientes. Só no mês de Dezembro, o número de clientes no mercado livre subiu 5,6%, com a adesão de 121 mil novos consumidores líquidos, a um ritmo diário de cerca de quatro mil clientes.

Quanto ao consumo no mercado liberalizado, cresceu 19% em 2013, para um total de 32 157 Gwh, representando já 72,6% do consumo global de electricidade no País.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Estes 10 benefícios vão ser os mais desejados pelos colaboradores em 2020
Automonitor
Os peculiares protótipos que a Daihatsu vai levar a Tóquio