IADE com autocarro para apoiar sem-abrigo

IADE_2Um dos projectos em destaque até 6 de Outubro, no Centro de Congressos do Estoril, no âmbito do GreenFest, é uma unidade móvel de apoio à higiene e saúde dos sem-abrigo. O projecto está a ser desenvolvido pelo Núcleo de Design para a Sustentabilidade do IADE e passa pela recuperação de um autocarro urbano que sirva de complemento ao apoio prestado por instituições de solidariedade e grupos de voluntariado, providenciando serviços básicos de higiene, de despiste de doenças e de apoio psicológico. Além da preocupação social, o projecto tem em conta requisitos de ecoeficiência, no que se refere aos materiais, sistema energético e combustível para deslocação, garantindo o maior índice possível de autosuficiência.

No espaço Creative Crowd do GreenFest, docentes do IADE apresentam a sua visão sobre temáticas como “Design e Cidadania” – no que toca à mudança para um novo mindset que contempla empreendedorismo com valores – ou “Conhecimento Compartilhado”, em que se afigura a necessidade de permuta de conhecimento e soluções a nível global. O know-how do IADE sobre o design de moda, branding e sustentabilidade no mercado, fruto do mestrado que une o instituto universitário à Universidade da Beira Interior, será outro dos temas a explorar.

No Community Factory do festival, a equipa do projeto de investigação da UNIDCOM / IADE – IDEAS(R)EVOLUTION, irá realizar, nos dias 5 e 6 de outubro, entre as 15h00 e as 20h00, dois workshops, através da aplicação da sua metodologia baseada nos princípios da co-criação e do design thinking para a inovação social. Esta metodologia já foi testada e validada em contexto real, nomeadamente em projetos de inovação territorial de Alvito, Caldas da Rainha e Oeste Ativo, e em empresas como a EDP, por exemplo.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Esta ferramenta promete vir revolucionar a Segurança e Saúde no Trabalho
Automonitor
AUTOBEST 2020: Novo Opel Corsa é um dos finalista