IA no trabalho: produtividade dispara 64% e satisfação 81%, revela novo estudo

Notícias
Marketeer
15/07/2025
11:44
Notícias
Marketeer
15/07/2025
11:44


Partilhar

O uso da Inteligência Artificial (IA) no ambiente profissional está a crescer a um ritmo acelerado. De acordo com a edição mais recente do Slack Workforce Index, promovido pela Salesforce, o uso diário de IA por profissionais de escritório aumentou 233% nos últimos seis meses, impulsionado pela procura de maior produtividade, eficiência e envolvimento com o trabalho.

Realizado junto de 5 mil profissionais de escritório em todo o mundo, o estudo revela que 60% dos trabalhadores já utilizam IA de alguma forma e 40% recorrem a agentes de IA para automatizar ou apoiar tarefas. Este fenómeno está a alterar profundamente a dinâmica do local de trabalho, com os utilizadores diários a reportarem níveis superiores de produtividade (64%), foco (58%) e satisfação no trabalho (81%), comparativamente aos que ainda não integram estas ferramentas na sua rotina.

Mais do que automatizar: a IA como ferramenta de crescimento

O estudo indica que a grande maioria dos utilizadores (96%) já recorreu à IA para tarefas para as quais inicialmente não possuía competências, mostrando que os profissionais veem na IA uma ferramenta de capacitação e aprendizagem contínua. Ao invés de simplesmente acelerar tarefas repetitivas, os agentes de IA são agora utilizados para brainstorming criativo, escrita, comunicação e apoio à pesquisa, desbloqueando novos níveis de colaboração e inovação.

“O aumento da adoção da IA está a remodelar fundamentalmente o ambiente de trabalho”, sublinha Denise Dresser, CEO do Slack. “As empresas têm hoje uma oportunidade clara de potenciar inovação e confiança entre equipas, ao mesmo tempo que constroem um ambiente de maior realização pessoal.”

Millennials lideram adoção e uso estratégico

Contrariando expectativas, os Millennials destacam-se como os utilizadores mais experientes de IA. Cerca de 30% desta geração afirma dominar o uso de agentes de IA, superando a Geração Z (22%). Além disso, 68% dos Millennials utilizam a IA para tarefas estratégicas, como desenvolvimento de ideias, resumos e rascunhos.

O comportamento dos executivos também demonstra maturidade digital crescente: 43% dos líderes de topo afirmam usar IA diariamente, valor que desce para 35% entre gestores seniores e 23% entre gestores intermédios.

Impacto direto na colaboração e sentimento de pertença

Contrariando a ideia de que a IA isola, o estudo mostra que esta reforça a ligação entre profissionais. Os utilizadores diários têm 246% mais probabilidade de se sentirem ligados aos colegas e reportam um sentimento de pertença 62% superior.

Entre os jovens trabalhadores, 1 em cada 3 da Geração Z afirma que a IA os fez sentir mais integrados, e 29% referem que aumentou a sua colaboração com os colegas. A tecnologia surge, assim, como um catalisador de relações e não um obstáculo, mesmo em ambientes de trabalho híbridos ou remotos.

A IA como fator competitivo nas empresas

Para Lucas Puente, vice-presidente de Investigação da Salesforce, os dados são claros: “Ver é crer. À medida que os trabalhadores experimentam a IA, a sua confiança e entusiasmo aumentam. E com isso, crescem também as competências e o impacto que têm nas suas equipas.”

Num momento em que a IA se assume como uma vantagem competitiva real, os líderes empresariais enfrentam o desafio e a oportunidade de acelerar a sua integração estratégica. Criar ambientes onde a IA é acessível, ética e útil poderá ser determinante para o futuro do talento, da inovação e da cultura organizacional.




Notícias Relacionadas

Ver Mais