História da banda desenhada portuguesa chega ao Museu Bordalo Pinheiro este fim-de-semana

O Museu Bordalo Pinheiro inaugura este sábado, dia 18 de Março, pelas 15h, duas novas exposições dedicadas à história da banda desenhada em Portugal: “Fora do Quadrado. Bordalo e as origens da BD em Portugal” e “BD Portuguesa. Um olhar sobre as coleções do Museu da Banda Desenhada de Beja”.

A primeira com curadoria de Sónia Brochado, pretende destacar Rafael Bordalo Pinheiro enquanto figura crucial para o desenvolvimento da banda desenhada em Portugal. Através de um percurso que abrange toda a sua carreira artística, apresenta-se, nesta exposição, uma variedade de jogos e soluções gráficas, e múltiplas relações entre texto e imagem, que ainda hoje surpreendem pelo seu grau de experimentação e liberdade criativa.

Já a segunda organizada em parceria com a Câmara Municipal de Beja, com curadoria de Paulo Monteiro, traz até Lisboa uma pequena parte do acervo do futuro Museu da Banda Desenhada de Beja.

Em exibição estarão trabalhos de 14 autores de banda desenhada nacionais, desde inícios do século XX até à primeira década do século XXI: António Gomes de Almeida, Artur Correia, Augusto Trigo, Baptista Mendes, Carlos Botelho, Eduardo Teixeira Coelho, Fernando Bento, Fernando Relvas, Filipe Abranches, Jayme Cortês, Jorge Magalhães, José Ruy, Miguel Rocha e Vítor Péon.

As exposições serão inauguradas no decorrer da Feira do Livro de BD do Museu Bordalo Pinheiro, que acontece nos dias 18 e 19 de Março, entre as 11h e as 18h. Realizada em parceria com as livrarias Cult., Legendary Books e Tinta nos Nervos, esta feira apresenta uma programação variada e pensada para todas as idades, com oficinas, conversas e a abertura de outras duas exposições-relâmpago.

Artigos relacionados