Hilton encaixa 1,71 mil milhões de euros com IPO

MK-CI529_HILTON_2O grupo hoteleiro Hilton levantou ontem 2,35 mil milhões de dólares (cerca de 1,71 mil milhões de euros) com a sua oferta pública inicial (IPO, na sigla original). Trata-se da maior operação de entrada em bolsa de sempre por parte de um grupo hoteleiro e a segunda operação do género este ano nos EUA, superando inclusive a do Twitter.

A maior cadeia hoteleira do mundo por número de quartos (cerca de 700 mil), detida pelo fundo de investimento Blackstone – que detém ainda, entre outros negócios, a Multi Corporation, presente em Portugal através da Multi Mall Managment, que gere centros comerciais -, começa hoje a transaccionar na bolsa de Nova Iorque, sob o código “HLT”.

No total, foram vendidas 117,6 milhões de acções a 20 dólares (14,5 euros) cada. As previsões iniciais da Blackstone apontavam para a venda de cerca de 112,8 milhões de títulos, com uma amplitude de preços entre os 18 e os 21 dólares. De acordo com o Financial Times, o grupo Hilton deverá assim estrear em bolsa com um valor de mercado a rondar os 32 mil milhões de dólares (cerca de 23,2 mil milhões de euros).

O grupo Hilton foi adquirido pela Blackstone em 2007 por 26 mil milhões de dólares (18,9 mil milhões de euros, ao câmbio actual), incluindo dívida, naquele que foi um dos maiores negócios antes do colapso do sistema financeiro mundial. O fundo de investimento, que depois do IPO vai deter 76,2% do capital da cadeia hoteleira, já fez saber que pretende, com esta operação, encaixar 2,5 vezes mais dinheiro do que aquele que investiu em 2007. No entanto, parte dos lucros será utilizada para pagar dívidas do Hilton.

Antes do Hilton, o maior IPO de sempre por parte de uma empresa do sector hoteleiro cabia ao grupo Hyatt Hotels, que em 2009 encaixou 950 milhões de dólares.

Fundado em 1919 por Conrad Hilton, o grupo Hilton detém hoje mais de 4000 hotéis em 90 países.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Estas 85 empresas procuram mais de 2500 novos talentos
Automonitor
Já conhece o “novo ingrediente” de Gordon Ramsey?