Hi Fly já realizou 16 voos sem plástico

No dia 26 de Dezembro, a Hi Fly realizou o primeiro voo livre de plástico. A notícia correu o mundo mas, entretanto, a companhia aérea portuguesa especialista em wet lease já levou a cabo outros 15 voos com moldes semelhantes. Ao todo, foram realizados quatro voos sem qualquer tipo de plástico descartável e 12 com uma redução significativa da utilização destes materiais.

A experiência soma já um total de 4400 passageiros impactados, 1500 quilos de plástico evitados e 500 gramas de plástico poupado por passageiro no caso dos voos 100% sem plástico (300 gramas nos restantes). Lisboa, Natal, Porto, Fortaleza, Recife, Maceió e Salvador foram os destinos abrangidos pelos testes.

A Hi Fly substituiu os talheres de plástico por bambu e encontrou alternativas fabricadas a partir de material reciclado para utensílios e equipamentos de catering como chávenas, colheres, saleiros e pimenteiros, invólucros de roupa de cama, loiças, embalagens de manteiga individuais, garrafas de refrigerantes e escovas de dentes.

Depois dos voos, os resíduos orgânicos alimentares e as embalagens de materiais biodegradáveis e compostáveis foram recolhidos por uma empresa transportadora devidamente licenciada e levados para um operador de gestão de resíduos. Os talheres de bambu, por seu turno, foram higienizados para serem reutilizados, ao passo que as garrafas de vidro com tara foram devolvidas ao fornecedor. O papel e o cartão foram reciclados.

Até ao final deste ano, a Hi Fly ambiciona eliminar completamente o uso de plástico descartável em todos os seus voos. «Estamos muito felizes que estes voos tenham corrido tão bem. Assistir ao entusiasmo dos passageiros, sorridentes, felizes, até mesmo orgulhosos de fazer parte desta iniciativa, apenas confirma que esta é o caminho certo a seguir», comenta Paulo Mirpuri, presidente da Hi Fly.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Page Assessment tem novo Executive manager
Automonitor
Conselhos para conduzir à chuva