Havas WW e OMD líderes em investimento

A Havas Worldwide é a agência de publicidade que mais investimento registou no mês de Maio. De acordo com a MediaMonitor, da Marktest, as campanhas publicitárias assinadas por esta agência foram as que maior investimento verificaram, na ordem dos 53 milhões de euros (a valores de tabela). Televisão foi o meio a que coube a maior fatia do orçamento (46,3 milhões de euros), seguida pela internet (2,1 milhões de euros), rádio (1,9 milhões de euros), outdoor (1,4 milhões de euros), imprensa (1,2 milhões de euros) e cinema (219 mil euros).

O pódio é completado pela Fuel e Y&R Red Cell, com investimentos totais de 46 e 37 milhões de euros, respectivamente. Seguem-se Partners, FCB Lisboa, J. Walter Thompson, TBWA, Publicis, Ogilvy & Mather e Leo Burnett.

Já no que diz respeito a agências de meios, o primeiro lugar vai para a OMD. Em termos de valor, é esta a agência mais usada pelos anunciantes portugueses para investir no mercado publicitário, tendo alcançado os 70,5 milhões euros, no passado mês de Maio. Deste valor, 58,6 milhões euros tiveram como destino a televisão, 6,2 milhões euros a internet, 2,9 milhões a imprensa, 1,9 milhões os outdoors, 967 mil a rádio e 6 mil o cinema.

MEC, Arena e Initiative são as agências que se seguem, com investimento totais de 68,9 milhões, 68,5 milhões e 65,6 milhões, respectivamente. O top 5 é fechado pela Havas Media (58,6 milhões de euros).

Resultados de Janeiro a Maio

No acumulado do ano, o ranking elaborado a partir da base de dados multimeios da MediaMonitor aponta para a Havas Worlwide como a agência de publicidade cujas campanhas mais investimento publicitário valeram: 247,8 milhões de euros. Y&R Red Cell e Fuel surgem de seguida com 191 e 163 milhões de euros, respectivamente.

No campo das agências de meios, a OMD lidera no acumulado do ano, com 331 milhões de euros, à frente da MEC e Initiative (317 e 295 milhões de euros, respectivamente).

Artigos relacionados