Havaianas rende-se aos criptoactivos e lança NFT em parceria com artista brasileiro

Deter parte de uma obra de arte virtual já é possível graças à tecnologia blockchain e à criação de NFTs, ou seja, activos digitais encriptados que podem ser adquiridos por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo e que funcionam como um certificado de autenticidade. A cantora portuguesa Ana Moura já o fez, por exemplo, e agora é a vez da Havaianas: a marca de chinelos juntou-se ao artista brasileiro Adhemas Batista, radicado em Los Angeles, para lançar o seu primeiro NFT.

Com lançamento marcado para 12 de Maio, trata-se de uma colecção com cinco criações exclusivas, que reflectem a já longa colaboração entre a Havaianas e Adhemas Batista. Segundo é explicado em comunicado, trabalham juntos desde 2005 e o NFT é uma narrativa desta relação, recebendo a designação “Felicidade”.

Parte das receitas obtidas com o leilão promovido no âmbito do NFT reverterá a favor do projecto Favela Galeria, um museu a céu aberto na zona leste da cidade de São Paulo, no Brasil, onde Adhemas Batista começou a desenhar antes de enveredar pelo mundo da publicidade.

Fernanda Romano, CMO da Alpargatas, justifica a aposta com o crescimento do mercado de NFT, dando vários exemplos de projectos que chegaram aos milhões de dólares. «Ao mesmo tempo, estamos a testemunhar a moda digital a tornar-se mais relevante a cada dia. O que começou como skins para jogos ganhou enorme força e agora temos marcas que oferecem apenas roupas ou calçados digitais. Os NFTs podem ser usados como filtros no Instagram, em jogos e outras redes sociais. Para a Havaianas, uma marca historicamente à frente do seu tempo, inovadora e globalmente relevante, faz muito sentido participar nesta conversa», sublinha a responsável.

O resultado é a colecção “Felicidade”, que conta com intervenções inspiradas em momentos felizes, como a Primavera, por exemplo. «A minha intenção é trazer um sorriso ao rosto no meio deste mundo caótico. Não se trata de tentar combater o caos, mas sim de olhar para o lado positivo e tentar agarrar as oportunidades», explica o artista.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...