Há anónimos digitais a influenciar multidões

O digital é uma autêntica maternidade de novos influenciadores, pessoas que, através da criação de conteúdos multimédia em plataformas ou redes sociais, constroem audiências de seguidores e são recompensadas em função da visualização desses mesmos conteúdos. O “digital dream” é real.

Textos de Daniel Almeida, Rafael Paiva Reis, Mª João Lima e Mª João Vieira Pinto

O YouTube é um caso paradigmático, tendo criado uma comunidade de criadores (youtubers) que se tornaram uma espécie de “rock stars” modernas, enquanto outras redes sociais, como o Instagram, dão palco a criadores que querem fazer algo para além do vídeo.

Mas longe do mediatismo dos youtubers, há outro tipo de influenciadores digitais que, não tendo audiências de milhões, conseguem, por carisma ou criatividade, impactar públicos de forma eficaz, influenciando gostos, interesses e opiniões. Chamam-se microinfluenciadores, mas de micro pouco têm.

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Fevereiro de 2018 da revista Marketeer.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Page Assessment tem novo Executive manager
Automonitor
Conselhos para conduzir à chuva