Grupo MCR reforça audiências

83402826_2Estão ao rubro, as audiências na Rádio. Pela primeira vez, o Grupo Media Capital Rádios (MCR) e o Grupo Renascença (R/Com) estão literalmente taco-a-taco, com 22,3% em Audiência Acumulada de Véspera. Um valor divulgado pelo Bareme Rádio e que leva o Grupo que detém marcas como a Comercial, M80 ou Cidade FM a reclamar para si uma “liderança história”. Em Março, os dois grupos estavam já próximos, com o R/Com – que sempre liderou as audiências de rádio em Portugal – a apresentar uma audiência de 22,9 e o Grupo MCR de 20,8. Os dados agora divulgados apontam para uma queda de 0,6 do primeiro e uma subida de 1,5 do segundo.

Na Media Capital Rádios, e ainda segundo os resultados do Bareme Rádio da Marktest relativo à segunda vaga de 2013 (Abril), a Rádio Comercial reforçou a sua liderança para 14,6 pontos de AAV (Audiência Acumulada de Véspera). É uma subida de quase 1 ponto percentual face à última vaga de 2013 e que a leva a afastar-se do segundo lugar.

Já a M80 atingiu uma audiência de 4,6 pontos de AAV e a Cidade FM de 4,1 pontos de AAV, o que representa subidas de +12,2% e +10,8%, respectivamente. A Smooth FM manteve 0,4 pontos de AAV a nível nacional.

«Com estes resultados, o Grupo Media Capital Rádios atingiu um resultado histórico, alcançando o primeiro lugar entre os grupos de rádios em Portugal, com uma audiência total de 22,3 pontos de AAV, (+7,2% face à 1º vaga de 2013)», informa o Grupo.

Por sua vez, e face a estes resultados, o Grupo R/Com divulgou um comunicado onde faz saber que «metade dos ouvintes de rádio em Portugal prefere as rádios do Grupo Renascença Comunicação Multimédia – RFM, Renascença, MEGA HITS e Rádio SIM». Isto porque, sublinha, «na vaga de Abril, o Grupo Renascença Comunicação Multimédia lidera com 45,7% de ouvintes regulares (Reach) e com 32,0% do tempo total de rádio (Share)».

Segundo o Grupo, a RFM aumenta audiências nos 15/24, 25/34, na Grande Lisboa e mantém a liderança no Grande Porto. Com um Reach de 16,6%, a Renascença é a 3ª rádio a nível nacional, tendo 74% da sua audiência nas Classes ABC. E a Mega Hits é a 1ª rádio online dos jovens com 596.383 visitas (Netscope Abril 2013).

Texto de M.ª João Vieira Pinto

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Estes 10 benefícios vão ser os mais desejados pelos colaboradores em 2020
Automonitor
Os peculiares protótipos que a Daihatsu vai levar a Tóquio