Google vai verificar anúncios relacionados com as eleições

A Google desenvolveu um formulário de verificação para anunciantes que queiram partilhar conteúdos relacionados com a eleições europeias, marcadas para entre 23 e 26 de Maio. O objectivo da iniciativa é oferecer maior transparência aos utilizadores.

O formulário confirma – ou não – a elegibilidade de determinado anunciante para fazer publicidade no âmbito das eleições para o Parlamento Europeu, sendo que o processo envolve a submissão de documentação que comprove que se trata de uma entidade sediada na União Europeia ou de um cidadão de um Estado membro. Essa informação será, depois, disponibilizada aos eleitores, para que seja claro quem está a pagar pelo anúncio.

A verificação é exigida a todo o tipo de formatos e extensões comprados através da plataforma Google Ads e DV 360. Segundo a tecnológica, são considerados anúncios associados às eleições todos aqueles que mencionem um partido político, candidato ou actual detentor do cargo.

Em comunicado, a Google adianta que a nova política entrou em vigor ontem e que, no próximo mês, planeiam disponibilizar mais ferramentas de transparência.

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