Google leva utilizadores a visitar museus

Todos os meses, são realizadas mais de 500 milhões de pesquisas no Google relacionadas com arte. A importância que este assunto tem para os internautas levou a tecnológica a melhorar a sua contribuição, apresentando hoje novas ferramentas.

Em primeiro lugar, as pesquisas relacionadas com arte contam, a partir de agora, com resultados mais relevantes, fruto de um trabalho desenvolvido pela equipa Google Arts & Culture em colaboração com os engenheiros da divisão de pesquisa da empresa.

Os utilizadores passam a ter também a possibilidade de analisar, ao pormenor, tópicos de interesse através do Painel de Conhecimento Interactivo. Pesquisando por Gustav Klimt, por exemplo, vão surgir vários trabalhos do artista e informações sobre os museus em que os seus quadros estão expostos.

A par desta aposta nas pesquisas, a Google apresenta também uma nova funcionalidade associada ao modo Street View. Os utilizadores podem visitar centenas de museus de todo o mundo a partir do computador e smartphone e encontrar ao lado de cada uma das obras informações sobre as mesmas. Caso estejam disponíveis imagens em alta resolução, é possível aumentar e ver de ao pormenor cada centímetro da obra.

Artigos relacionados