Google lança portátil por 279 dólares

8_HP_Chromebook_2A Google apresentou ontem o novo membro da sua linha de computadores Chromebook, o HP Chromebook 11, um computador portátil pequeno, leve e acessível, custando 279 dólares (cerca de 206 euros). De acordo com a tecnológica, é um computador “para toda a gente”. Mas, por enquanto, apenas está disponível nos EUA e no Reino Unido.

Fabricado pela Hewlett-Packard (HP), o HP Chromebook 11 possui um ecrã IPS (in-plane switching) de 11,6 polegadas e resolução de 1366 x 768 pixéis, o qual pode ser visível até um ângulo de 176º, segundo a Google. Está equipado com o sistema operativo Google Chrome OS, um processador dual-core Samsung Exynos e apresenta 2GB de RAM e 16GB de armazenamento.

Apesar de a capacidade de armazenamento poder parecer pouca, o sistema operativo Chrome OS apoia-se na tecnologia cloud, sendo que a maioria das operações e ficheiros podem ser manipulados a partir da nuvem. Quem comprar o HP Chromebook 11 terá direito a 100GB na nuvem, através do programa Google Drive, durante dois anos, assim como acesso gratuito ao Google Play Music All Access pelo período de dois meses.

O novo produto pesa pouca mais de um quilo, tornando-se “um dos computadores portáteis mais leves do mundo”, assegura a Google numa nota publicada no seu blogue oficial. Tem uma autonomia de bateria de seis horas, mas a bateria pode ser carregada através de um carregador micro-USB, que pode ainda ser utilizado para alimentar outros produtos Android, como tablets ou smartphones. Assim, “quando viajar, não precisa de colocar um carregador extra na sua mala”, sublinha a Google.

O computador está disponível em duas cores, branco e preto, embora o modelo em branco tenha várias opções de cor nalguns pormenores, como a área circundante do teclado. O computador terá integração com várias funcionalidades e tecnologias Google, como é o caso do novo chat Hangouts ou da pesquisa por voz.

Por enquanto, o produto está apenas disponíveis no mercado norte-americano e no Reino Unido, sendo que será lançado noutros países que vendem Chromebooks até ao Natal, adianta a Google.

Veja aqui o vídeo de apresentação do HP Chromebook 11:

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Acompanha aqui o lançamento oficial do Sapo Prime, uma nova forma de comprar conteúdos jornalísticos
Automonitor
Europa: Vendas da Hyundai superam mercado