Google lança ferramenta para transcrever em tempo real

Tornar o áudio mais acessível é o objectivo da Google ao apresentar duas novas ferramentas. Apesar de terem sido pensadas especialmente para ajudar pessoas com deficiência auditiva, poderão ser recursos úteis para todos os utilizadores de dispositivos Android.

O Live Transcribe, por exemplo, é uma aplicação que transcreve automaticamente o discurso em tempo real. As palavras são captadas através do microfone do telemóvel e transformadas em texto – uma espécie de legendagem para as conversas. A ferramenta está disponível em mais de 70 línguas e dialectos, incluindo português.

Já o Sound Amplifier foi desenvolvido para apoiar utilizadores com perda auditiva, uma vez que permite que se ajustem as configurações do som para melhorar a capacidade de ouvir: “Quase como uma aplicação de aparelho auditivo para o smartphone”, indica a Google.

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam para 900 milhões de pessoas com problemas de audição, até 2055. Foi a partir de estimativas como estas que a Google desenvolveu as novas ferramentas, já que acredita que a tecnologia pode ajudar a quebrar barreiras e tornar a vida de todas as pessoas mais fácil.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Page Assessment tem novo Executive manager
Automonitor
Conselhos para conduzir à chuva