Google Glass permite fotografar com um piscar de olhos

glass1_2A Google anunciou ontem uma nova funcionalidade do Google Glass que irá permitir aos seus utilizadores tirar fotografias apenas com um piscar de olhos.

A funcionalidade chega com a mais recente actualização de software dos óculos de realidade aumentada da marca e permite, segundo a Google, tirar fotografias de uma forma mais rápida do que fazê-lo através do botão da câmara (localizado na haste dos óculos) ou de comandos por voz.

Como recorda o Mashable, a opção de tirar fotografias com um piscar de olhos já tinha sido apresentada por uma aplicação móvel denominada Winky. A aplicação foi contestada por várias pessoas, que criticaram a facilidade com que torna possível tirar fotografias a outras pessoas sem o seu consentimento ou sem que as próprias se apercebam. De resto, as preocupações em torno do direito à privacidade têm tido tanta repercurssão que o próprio Congresso norte-americano enviou, no início deste ano, uma carta à Google a pedir esclarecimentos sobre o Google Glass e a sua utilização.

Porém, a gigante tecnológica parece preferir focar-se nas vantagens futuras: “Estamos a começar com as fotografias, mas pense nas restantes possibilidades. Imagine que um dia está na parte de trás de um táxi e apenas tem de piscar os olhos na direcção do taxímetro para pagar. Pisca os olhos a um par de sapatos na montra de uma loja e o seu tamanho é enviado para casa. Pisca os olhos a um livro de receitas e as instruções aparecem mesmo à sua frente – sem mãos , sem confusões, sem esforço. Bastante cool, não?”, refere a Google numa nota publicada no seu blogue oficial.

Além desta funcionalidade, a nova actualização do Google Glass permitirá bloquear o ecrã do dispositivo (à semelhança de um smartphone), receber e enviar mensagens através do serviço Hangouts, publicar vídeos no YouTube com um simples comando de voz e ouvir as músicas armazenadas no Google Play Music All Access.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)