Google financia projecto da Universidade de Coimbra

Quando um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra enviou o seu projecto para um concurso da Google cuja taxa de aceitação era de apenas 15%, a esperança de que um resultado positivo chegasse era, naturalmente, reduzida. No entanto, a gigante tecnológica escolheu o trabalho de Carolina Raposo, João Barreto e Gabriel Falcão para um programa de financiamento.

O projecto destes investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra consiste num novo modelo informático que permite reconstruir ambientes urbanos pormenorizadamente e em 3D.

Inspirados em sistemas já existentes como o Google Street View, o trabalho dos portugueses vai mais longe, retirando as limitações impostas pela captação de imagens através da circulação de um carro. A proposta passa por reconstruir por completo as ruas de uma cidade, chegando onde um veículo não consegue.

Ainda em fase protótipo, o projecto promete também ser mais rápido a nível de computação, permitindo a criação automática de mapas em 3D.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)