Google financia 6 projectos portugueses de jornalismo

O Digital News Initiative, fundo de inovação da Google para projectos de jornalismo digital, vai financiar seis ideias em Portugal. São cerca de 1,6 milhões de euros, resultado da segunda ronda do fundo, que terão destinos tão diferentes como jornais diários ou plataformas académicas.

O Digital News Initiative vai atribuir 500 mil euros ao jornal Público e 900 mil euros à Plataforma de Meios Privados, nas categorias “Grande Projecto – Publisher” e “Grande Projecto – Associação”, respectivamente. Em “Protótipo – Académico”, o fundo vai entregar 49.860 euros ao Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Tecnologia e Ciência e o mesmo montante ao Jornalismo Porto Net – Media Innovation Labs da Universidade do Porto.

Por fim, Ricardo Lafuente e Alberto Pereira receberão, cada um, um financiamento de 43 mil euros para desenvolverem projectos de jornalismo digital individuais.

A nível europeu, o fundo da Google vai atribuir 24 milhões de euros a um total de 124 projectos, nesta segunda ronda de financiamento. Ludovic Blecher, head of Digital News Initiative Innovation Fund da Google, explica que os critérios considerados para seleccionar os vencedores foram impacto, inovação e viabilidade. Em comunicado, explica que também procuraram projectos com foco na colaboração.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Acompanha aqui o lançamento oficial do Sapo Prime, uma nova forma de comprar conteúdos jornalísticos
Automonitor
Europa: Vendas da Hyundai superam mercado