Google e Samsung reforçam parceria estratégica

samsung-galaxy-s4-mini_2A Google e a Samsung assinaram um acordo global para a utilização cruzada de patentes. De acordo com as duas companhias, o acordo permitirá reduzir o “potencial de litígio” bem como promover a inovação.

O acordo, que será aplicável quer às patentes já existentes quer a patentes que venham a ser registadas pelas companhias ao longo da próxima década, irá cobrir “um vasto leque de tecnologias e áreas de negócio”, explicam a Google e a Samsung num comunicado conjunto, sem adiantar muito mais pormenores.

As duas companhias já trabalhavam juntas, uma vez que os smartphones e tablets da Samsung estão equipados com o sistema operativo da Google, o Android. No entanto, é expectável que o novo acordo fortaleça a posição de ambas contra companhias rivais, como a Apple, que já interpôs vários processos no valor de milhares de milhões de dólares (sobretudo contra a Samsung) pela alegada violação das suas patentes.

«Este acordo com a Google é altamente importante para a indústria tecnológica», afirma Seungho Ahn, director do Centro de Propriedade Intelectual da Samsung, no comunicado. «A Samsung e a Google estão a mostrar ao resto da indústria que há mais a ganhar em cooperar do que em envolver-se em disputas de patentes desnecessárias», acrescenta.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
O impacto da Inteligência Emocional nas empresas
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo