Google e Facebook responderão por 60% da publicidade online

A WARC prevê que a quota de publicidade online da Google e Facebook ultrapassará os 60% já este ano, ascendendo a 176,4 mil milhões de dólares (155,3 mil milhões de euros). A consultora considera que o crescimento antecipado resulta numa oportunidade cada vez mais reduzida para outras plataformas online ganharem dinheiro com publicidade.

Como consequência, o montante correspondente a outros players deverá cair pela primeira vez, ainda que apenas 0,7%, para 111 mil milhões de dólares (97,7 mil milhões de euros). É por isso que o relatório “WARC Global Ad Trends” fala num duopólio cada vez mais forte.

Olhando para o ano passado, a WARC revela que dos 590,4 mil milhões de dólares (cerca de 520 mil milhões de euros) gastos em publicidade, a nível mundial, no ano passado, 25,4% teve como destino a Google e o Facebook. O equivalente a perto de um em cada quatro dólares.

Considerando o total da publicidade – online e offline –, a quota de mercado destes dois gigantes passou de 10,8% em 2014 e 20,3% em 2017 para 25,4% em 2018 e, potencialmente, 28,6% este ano. Por outro lado, tendo em conta somente a publicidade online, o duopólio deverá passar de 56,4% em 2018 para 61,4% este ano.

James McDonald, Data editor na WARC e autor do relatório, justifica o crescimento da Google e Facebook com o facto de criarem formatos digitais que são percepcionados como os mais eficazes por quem toma decisões. São eles os resultados de pesquisa pagos e os anúncios em redes sociais.

«A Google domina o mercado dos motores busca, chamando a si praticamente todas as buscas mobile a nível mundial e nove em 10 no desktop. Entretanto, os anunciantes podem alcançar os 1,48 mil milhões de utilizadores diários do Facebook ao aproveitarem os dados pessoas disponíveis», explica o responsável.

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