Google e Facebook atraem 20% dos gastos em publicidade

Cerca de um quinto dos gastos globais em publicidade, no ano passado, tiveram como destino a Google e o Facebook. Dados da Zenith, citados pelo The Guardian, apontam para uma quase duplicação dos valores de há cinco anos.

A Google está em destaque no primeiro lugar, sendo a proprietária de media que mais investimento publicitário atraiu em 2016: 79,4 mil milhões de dólares (72,7 mil milhões de euros). O Facebook apresenta um valor três vezes inferior mas, ainda assim, ocupa uma posição de destaque na corrida: foi responsável por gastos de anunciantes de 26,9 mil milhões de dólares (24,6 mil milhões de euros).

Em 2015, a Google tinha atraído 67,4 mil milhões de dólares (61,8 mil milhões de euros) e o Facebook 17,1 mil milhões de dólares (15,7 mil milhões de euros). Isto significa que, juntas, passaram de uma fatia de 16,3% dos gastos publicitários mundiais para cerca de 20%, entre 2015 e o ano passado. Em 2012, eram responsáveis por apenas 10,6%.

A mesma agência de análise revela que a publicidade online já ultrapassou a televisão, tornando-se no maior meio do mundo em termos publicitários. O Twitter, por seu turno, é a empresa dona de media que mais tem crescido, apresentado um aumento da receita na ordem dos 734% entre 2012 e 2016.

Artigos relacionados