Google é a marca mais relevante do ano

O top 3 das marcas mais relevantes de 2017 é composto por Google, PayPal e WhatsApp. O ranking é elaborado pelo Havas Media Group com base no estudo “Meaningful Brands 2017”, segundo o qual as marcas mais relevantes conseguem maiores retornos financeiros, apresentando um desempenho financeiro 206% acima da média do mercado bolsista, num período de 10 anos.

YouTube, Samsung, Mercedes-Benz, Nivea, Microsoft, Ikea e Lego são as marcas que se seguem na lista deste ano. O mesmo estudo, que envolve 300 mil pessoas de 33 países e 1500 marcas, indica que o factor relevância pode também implicar um reforço de até nove vezes mais em termos de share of wallet – métrica utilizada para indicar a percentagem gasta numa marca versus o gasto total anual no sector.

Relativamente aos consumidores, o relatório do Havas Media Group revela que estão optimistas mas cépticos. Do total de inquiridos, a nível global, 75% espera que as marcas contribuam mais para o bem-estar geral e qualidade de vida, mas apenas 40% acredita que o estejam, de facto, a fazer. Além disso, os consumidores não se importariam se 74% das marcas desaparecesse.

Sobre os conteúdos apresentados pelas marcas, 60% dos inquiridos afirma que são fracos, irrelevantes e não cumprem as expectativas. Isto significa que apenas 40% das 1500 marcas líderes produzem conteúdos que cumprem os requisitos.

Quando conseguem, efectivamente, publicar conteúdos com interesse, existe uma correlação de 71% entre a eficácia do conteúdo e o impacto no bem-estar dos consumidores. “Quanto maior for o impacto de uma marca no bem-estar pessoal, mais relevante esta se torna e melhores são os resultados do negócio”, conclui o mesmo estudo.

O sector das Viagens é o que mostra melhor competência na altura de partilhar conteúdos que respondam às necessidades dos consumidores. Na outra ponta da lista está o Retalho.

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