Google compra espanhola VirusTotal

A Google noticiou no seu blogue a aquisição da empresa espanhola VirusTotal. A companhia, fundada há oito anos e sediada no Parque Tecnológico de Málaga, centra a sua actividade na detecção de virus armazenados no URL ou residentes em arquivos da rede.

“Estamos contentes que a Google tenha adquirido a VirusTotal. Esta é uma grande notícia para nós, e uma má notícia para os geradores de malware [um tipo de vírus], já que a qualidade e a potência das nossas ferramentas de investigação de malware continuarão a melhorar com a infraestrutura da Google”, garante, por sua vez, a empresa espanhola no seu blogue.

O serviço da VirusTotal é aberto e gratuito a todos os internautas que queiram analisar uma localização web ou um arquivo. Em troca de detectar actividades suspeitas e malware no arquivo, a empresa faculta dados importantes às companhias de software de antivirus. Como informa a Europa Press, citada pelo Cinco Días, a VirusTotal apresenta um relatório semanal com a origem e a tipologia do malware detectado.

Como adverte tanto a Google como a VirusTotal, a aquisição da empresa espanhola não será um obstáculo para que mantenha a sua presença e disponibilidade para a prestação de qualquer outro serviço a terceiros.

Com a operação de aquisição a Google pretende travar o avanço dos vírus nas suas plataformas e serviços. A intenção tornou-se premente, especialmente depois de um estudo recente ter revelado que a Google Play, loja de aplicações da gigante tecnológica, é o mercado de apps com mais vírus no software móvel.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Apresentações estratégicas dão mote a nova academia em Lisboa
Automonitor
Hyundai NEXO: 6 coisas que precisa saber