Google apresenta Centro de Segurança Familiar

google2Tomando o Dia da Internet por mote, a Google apresentou hoje em Portugal o seu Centro de Segurança Familiar. Trata-se este de um website que visa a disponibilização de informação e o apoio aos pais portugueses sobre como podem proteger e educar os jovens na utilização da internet.

Neste projecto aliaram-se à Google as associações portuguesas APSIS – Associação Plataforma Segura, EU Kids Online Portugal, Instituto de Apoio à Criança, Miúdos Seguros na Net, Polícia Judiciária e Unicef Portugal, que contribuem para a plataforma com o seu know-how e reforçam a consciencialização da importância de uma internet segura.

Ao longo dos últimos anos, a internet e as tecnologias de informação têm vindo a afirmar-se nos lares portugueses. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), referentes a 2010, revelam que 91% dos jovens portugueses entre os 10 e os 15 anos utilizavam já internet, sendo 84% dos acessos realizados a partir de casa – o dobro do registado em 2005. O acesso em casa, por sua vez, era maioritariamente (67%) feito a partir do quarto, face a outros locais da casa (26%), sendo este, simultaneamente, o local onde os pais portugueses menos acedem à internet (30%), o que poderá acentuar alguns riscos e um menor controlo parental.

Assim, Cyberbullying, protecção dos menores e educação online para pais e jovens são alguns dos temas abordados no Centro de Segurança Familiar. Nesse sentido, os parceiros fornecem aconselhamento, estando ainda contempladas na plataforma informações sobre quais as ferramentas de segurança que a Google disponibiliza. Dos conteúdos do site fazem também parte vídeos, criados em colaboração com elementos da equipa da Google Portugal que, no papel de pais, partilham a sua experiência com os utilizadores.

Assista a alguns dos conselhos de “googlers” portugueses sobre a segurança das crianças online.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Page Assessment tem novo Executive manager
Automonitor
Conselhos para conduzir à chuva